A laranja é uma fruta cítrica que tem polpa suculenta e casca grossa. Ela é a fruta cítrica mais cultivada no mundo. Há muitas variedades de laranja, divididas em dois grupos principais: doces e azedas. Entre as variedades doces mais consumidas no Brasil estão a laranja-pera, a laranja-lima e a laranja-baía (ou laranja-de-umbigo).

Originalmente, as laranjeiras cresciam nas regiões tropicais do sudeste da Ásia. Atualmente, são cultivadas na maioria das áreas quentes do mundo.

Em geral, as laranjeiras que produzem as variedades doces atingem cerca de 6 metros de altura. Elas têm folhas verdes brilhosas e pequenas flores brancas.

Conforme o tipo, as laranjas variam de tamanho, forma e cor. Em geral, são redondas e têm de 5 a 10 centímetros de diâmetro. A casca alaranjada ou amarelo-esverdeada é pontuada por glândulas oleaginosas (isto é, contendo óleo) que exalam um aroma forte. A polpa da fruta contém muitas sementes. A laranja-baía, porém, não costuma ter sementes.

As laranjas são ricas em vitamina C. Após descascadas, são chupadas ao natural. Também entram como ingrediente em molhos, geleias e outros alimentos. O óleo de laranja pode ser usado como especiaria e na fabricação de perfumes e cosméticos.

O suco de laranja é vendido fresco ou congelado. É um produto importante para a economia de muitos países. Brasil e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.