
O leptocerátopo era um dinossauro herbívoro de pequeno porte. O leptocerátopo está classificado como um membro da família dos protoceraptocídeos, um grupo de pequenos dinossauros com uma crista nascente ou placas ósseas no pescoço. É da ordem dos Ornithischia, os dinossauros com bacia semelhante à das aves.
Quando e onde viveu o leptocerátopo
O leptocerátopo viveu na América do Norte durante o período Cretáceo, cerca de 65 a 98 milhões de anos atrás.
Características físicas
Em geral, o leptocerátopo adulto media aproximadamente cerca de 2,4 metros de comprimento. A parte posterior do crânio do leptocerátopo expandia-se em uma ponta, que provavelmente era uma versão básica da crista ao redor do pescoço que mais tarde se desenvolveu entre os dinossauros ceratopsídeos. A grande cabeça tinha um bico de papagaio, com dentes na parte superior. O nome leptocerátopo significa "rosto magro com chifres”.
Comportamento
O leptocerátopo provavelmente passou a maior parte de seu tempo em quatro patas, mas pode ter sido capaz de andar e correr somente com duas. Com tíbias longas, as patas traseiras eram bem adaptadas para correr. As mãos tinham cinco dedos com garras que poderiam ser usadas para segurar as plantas com as quais se alimentava.
Evidência fóssil
A primeira evidência fóssil de leptocerátopo foi achada em 1914. Restos do animal foram encontrados na província canadense de Alberta e em Wyoming, nos Estados Unidos.