A maçã é a fruta da macieira, que pertence à família das rosas. Ela é uma das frutas mais cultivadas do mundo e é consumida desde a Antiguidade. Existem milhares de variedades, ou tipos, de maçã.

Cultivo

As macieiras crescem melhor em áreas de clima temperado, onde o verão é mais suave e o inverno é mais frio. São cultivadas na Ásia, na Europa, na América do Norte e no sul da América do Sul. Dentre os maiores produtores estão a China, os Estados Unidos, a Polônia, o Irã, a Turquia e a França. No Brasil, o cultivo comercial de maçãs se intensificou na década de 1970. A produção nacional concentra-se nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Características físicas e crescimento

A macieira é uma árvore de porte pequeno ou médio. Na primavera, fica coberta de flores brancas; no outono, as frutas estão prontas para ser colhidas. Existem maçãs vermelhas, amarelas e verdes. Seu tamanho varia entre 5 e 10 centímetros de largura. Algumas variedades têm sabor mais doce, enquanto outras são mais ácidas.

Pode-se obter uma macieira plantando-se as sementes de uma maçã. No entanto, por causa da maneira como essas plantas se reproduzem, a nova árvore dará uma variedade de maçã diferente daquela da qual as sementes foram retiradas. Por causa disso, as pessoas usam outros métodos para cultivar macieiras. Um desses métodos, conhecido como enxerto, consiste em cortar um broto ou ramo da árvore que se quer cultivar, depois inserir esse broto ou ramo na base de outra macieira jovem. As partes das duas árvores vão crescer juntas e formar uma única árvore. Essa nova árvore vai produzir a mesma variedade de maçã daquela de onde veio o ramo ou broto.

Usos

As maçãs contêm frutose (que é o açúcar das frutas), fibras e vitaminas A e C. Algumas variedades são comidas cruas, mas há outros tipos de maçãs que são melhores cozidas. Nos Estados Unidos, a torta de maçã é uma sobremesa tradicional. Na Europa, a linguiça e a carne de porco costumam ser servidas com purê de maçã. No Brasil, a fruta é comida principalmente crua. Maçãs também podem ser transformadas em suco e em uma bebida alcoólica chamada sidra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.