A meningite é uma doença que ataca as meninges, membranas finas que revestem o cérebro e a medula espinal. A meningite é a inflamação, ou inchaço, dessas membranas. Micro-organismos chamados vírus e bactérias podem causar meningite.

Os sintomas comuns da meningite são febre alta, dores de cabeça e rigidez no pescoço. Pessoas com meningite também podem sentir cansaço e apresentar erupções na pele.

A meningite viral (ou seja, causada por vírus) normalmente é leve e em geral passa sem necessidade de tratamento médico. Já a meningite bacteriana (causada por bactérias) costuma ser muito séria. Se não for tratada corretamente, pode causar danos cerebrais, surdez ou morte.

Os vírus e as bactérias que causam a meningite se espalham facilmente entre as pessoas, sendo transmitidos por toque, tosse ou beijo. No entanto, nem todos os que têm contato com os vírus ou as bactérias pegam meningite. Crianças pequenas e pessoas que já estão doentes são mais propensas a desenvolver a doença.

Existem vacinas que podem prevenir a meningite bacteriana. Lavar as mãos frequentemente também ajuda na prevenção.

Se uma pessoa tem meningite, os médicos precisam descobrir se ela é bacteriana ou viral. Para isso, coletam um líquido da medula para ser analisado. Pacientes com meningite bacteriana recebem um medicamento chamado antibiótico. É importante que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Já os pacientes com meningite viral precisam apenas de repouso. Depois de alguns dias, eles normalmente voltam a se sentir bem.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.