A miragem é uma imagem que parece real, mas não existe de fato. Ela é causada por camadas de ar com diferentes temperaturas e espessuras. As diferenças nas camadas de ar podem modificar a direção das ondas de luz. Chamada de refração, essa mudança de direção cria imagens falsas que podem confundir a visão humana.

Muitas miragens são vistas perto da água ou em superfícies planas quentes. Por exemplo, alguém que esteja na praia observando um navio no horizonte pode ter a impressão de que ele está navegando de ponta-cabeça. Uma das miragens mais comuns ocorre em rodovias no verão e faz parecer que há uma poça de água na estrada. Essa imagem falsa aparece porque uma fina camada de ar aquecido se forma acima do asfalto quente e de cor preta. Esse ar quente se encontra com o ar mais frio acima, e a luz se curva no ponto onde eles se juntam. A luz refratada do céu azul parece água no solo. A “água” desaparece à medida que o observador se aproxima. Uma miragem semelhante a essa pode criar a ilusão de um oásis no meio do deserto.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.