O peixe-vermelho, também conhecido como peixe-dourado, é um peixe da família das carpas. Seu nome científico é Carassius auratus. Na natureza, ele vive em rios e lagos, mas as pessoas também gostam de criá-lo como animal de estimação, em aquários e tanques.

A cor natural do peixe-vermelho é marrom-esverdeada ou cinza. No entanto, há aproximadamente mil anos, os chineses começaram a fazer cruzamentos para criar variedades mais coloridas. Hoje, há mais de 125 tipos de peixes-vermelhos em todo o mundo. Eles podem ser dourados, vermelhos, alaranjados, brancos, pretos ou de cores combinadas.

Algumas variedades têm características curiosas. O peixe-vermelho-celestial, por exemplo, tem olhos que se projetam para fora e sempre olham para cima. O cabeça-de-leão tem uma protuberância na cabeça que lembra a juba do leão.

O peixe-vermelho alimenta-se principalmente de plantas e pequenos animais. Ele cresce até um tamanho compatível com o meio em que vive. Os que são criados em aquários, por exemplo, medem entre 5 e 10 centímetros de comprimento. Mas aqueles que vivem em espaços maiores podem chegar a pouco mais de 0,5 metro.

O peixe-vermelho se reproduz na primavera ou no verão. A fêmea pode gerar milhares de ovos na época de reprodução. Normalmente, os ovos irrompem em menos de uma semana. O tempo médio de vida do peixe-vermelho é de sete a dez anos, mas alguns vivem até 25 anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.