A península de Iucatã (ou Yucatan) é uma região localizada parte na América do Norte e parte na América Central. O golfo do México fica a norte e a oeste da península; o mar do Caribe fica a leste. O norte da península fica no México, na América do Norte; Belize e uma parte da Guatemala, na América Central, ocupam o sul.

Grande parte da população da península é de origem maia. Há também um grande número de mestiços, com ascendência maia e europeia. Em Belize, é grande a presença de descendentes de africanos.

Os maias vivem na península de Iucatã há milhares de anos. Os antigos maias ergueram cidades como Chichén Itzá (no atual México), caracterizadas por pirâmides e outras construções impressionantes. As ruínas de Chichén Itzá atualmente atraem muitos turistas. As praias locais também são uma atração para os estrangeiros. Cancún, no litoral norte da península, no território mexicano, tem uma grande estrutura hoteleira e recebe visitantes do mundo inteiro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.