A raflésia, ou flor-monstro, é a maior flor conhecida em todo o mundo. Ela também é chamada de flor-cadáver, porque cheira a carne podre. A flor-monstro é uma planta parasita. Seu nome científico é Rafflesia arnoldii. O termo raflésia também é usado para se referir a um grupo que inclui outras plantas parentes da flor-monstro.

Onde crescem as raflésias

Vários tipos de raflésia crescem nas florestas tropicais do sudeste da Ásia. A flor-monstro é encontrada somente em algumas áreas das ilhas de Bornéu (dividida entre a Indonésia, a Malásia e Brunei) e Sumatra (parte da Indonésia). Ela é uma das flores nacionais da Indonésia.

Características físicas

A flor-monstro pode medir até 1 metro de diâmetro e chega a pesar 11 quilos. Suas cinco pétalas grossas cercam um centro que parece uma bacia. As flores são laranja-avermelhadas ou marrom-avermelhadas com manchas claras. Esta planta é rara porque não tem folhas, caules nem raízes. Seu fruto é uma baga contendo sementes pegajosas.

Ciclo de vida

Por ser parasita, a flor-monstro depende da videira de outro tipo de planta para sobreviver. A flor se desenvolve a partir de uma semente que cai em fendas na videira. Um broto cresce ali até que fique grande o suficiente para romper a casca da planta hospedeira. A flor pode levar um ano até desabrochar. Seu odor podre atrair moscas, que carregam o pólen da flor entre as plantas. Os animais que comem os frutos da flor espalham suas sementes. A flor vive apenas entre 5 e 7 dias.

Espécies ameaçadas

A flor-monstro e outras raflésias são raras. O turismo, a agricultura e a construção de estradas têm perturbado alguns dos seus habitats. Pelo menos um tipo de raflésia está ameaçada de extinção.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.