O reggae é um estilo musical que surgiu na Jamaica no final da década de 1960. Rapidamente se tornou a música mais popular do país e, a partir dos anos 1970, se espalhou para outras partes do mundo.

O reggae nasceu do ska, outra forma popular de música jamaicana. A guitarra elétrica, o baixo, a bateria, a escaleta e um item de percussão semelhante ao reco-reco são os principais instrumentos usados no reggae.

Os primeiros artistas de reggae eram considerados a voz das pessoas oprimidas. As letras das músicas denunciavam injustiças sociais e econômicas e expressavam as dificuldades enfrentadas pelas pessoas menos favorecidas. O reggae também está ligado à fé rastafari, uma religião que se originou na Jamaica.

Entre os pioneiros do reggae podem-se citar o conjunto Toots and the Maytals, que teve seu primeiro sucesso em 1968, e o grupo Wailers, formado por Bunny Wailer, Peter Tosh e Bob Marley, que se tornou o nome mais famoso desse estilo musical. As turnês internacionais, especialmente de Marley, atraíram o público de outros países para o reggae. Jimmy Cliff foi outro músico jamaicano que ganhou fama internacional. Ele se destacou como astro do filme The Harder They Come, de 1972. Esse filme jamaicano também ajudou a disseminar o reggae mundialmente.

Outros nomes populares do reggae incluem Augustus Pablo, Lee “Scratch” Perry, Black Uhuru, Burning Spear, Dennis Brown e Gregory Isaacs. No Brasil, dentre as bandas mais conhecidas estão Cidade Negra e Natiruts. Alguns artistas misturam o reggae a outros estilos musicais, como o rock e o hip-hop.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.