Uma revolução é um acontecimento político e social. Revoluções costumam ocorrer quando a população decide tirar o poder das mãos de governantes que atuam apenas em benefício próprio, sem atender às necessidades do povo. Elas geralmente são eventos súbitos que provocam mudanças extremas. Revoluções também podem surgir quando certos grupos se sentem oprimidos pelo governo e desejam obter mais liberdades ou independência total. Nesse caso, as mudanças podem ocorrer ao longo de um período mais longo. Alguns estudiosos diferenciam esses movimentos das revoluções, classificando-os como rebeliões, revoltas ou ainda guerras.

Uma revolução também é diferente de um golpe de Estado. Os golpes de Estado são igualmente acontecimentos súbitos, mas não costumam ter o envolvimento da população. Em um golpe, as forças militares podem ser usadas para derrubar um governo civil, que muitas vezes é substituído por uma ditadura. Isso foi o que aconteceu, por exemplo, no Brasil com o golpe militar de 1964.

A palavra revolução também pode ser usada como uma figura de expressão, como no caso da Revolução Industrial. A Revolução Industrial marcou o início de uma transformação radical da sociedade, mas não foi um acontecimento rápido. Na verdade, foi um processo gradual que se estendeu por mais de um século.

Da Antiguidade até o final da Idade Média, revoluções eram consideradas eventos que poderiam destruir uma sociedade, sem trazer melhorias. Foi apenas no século XVIII, com o Iluminismo e seus ensinamentos sobre direitos humanos, que o conceito de revolução tornou-se o que conhecemos hoje.

Revoluções pelo mundo

Entre as revoluções mais conhecidas estão a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a Revolução Russa, que aconteceu em 1917. A Revolução Francesa derrubou a monarquia e transformou a França em uma república. A Revolução Russa pôs fim ao domínio dos czares sobre a Rússia.

Na América do Norte, a Revolução Americana (também conhecida como Guerra de Independência dos Estados Unidos) libertou as treze colônias britânicas que deram origem aos Estados Unidos.

Além desses países, inúmeros outros passaram por revoluções que resultaram em profundas mudanças. China, Cuba e México são alguns exemplos.

No Brasil

No Brasil, dentre as principais revoluções estão a Revolução Farroupilha e a Revolução de 1930. A Revolução Farroupilha, ocorrida em meados do século XIX, foi um movimento separatista que estabeleceu temporariamente a República Rio-Grandense, no sul do país. A Revolução de 1930 colocou Getúlio Vargas no poder pela primeira vez (alguns historiadores consideram esse acontecimento um golpe de Estado).

Outros movimentos ocorridos no país incluem a Confederação do Equador, a Cabanagem, a Sabinada, a Balaiada e a Revolução Praieira.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.