O rio Grande, também chamado de rio Grande del Norte, é um dos maiores rios da América do Norte. A porção sul do rio faz parte da fronteira entre o México e os Estados Unidos. No México, o rio é chamado de rio Bravo, ou Bravo del Norte.

Geografia

Esse grande rio começa como um pequeno córrego no alto das montanhas Rochosas, no sudoeste do estado do Colorado, nos Estados Unidos. A partir dali, corre por cerca de 3.060 quilômetros até o golfo do México.

Na parte superior de seu curso, o rio segue entre florestas de píceas, abetos e álamos. O clima é frio e úmido. Mais para o sul, porém, é quente e seco. A única vegetação que se desenvolve ali são cactos e outras plantas de deserto.

Economia

O rio Grande sempre foi utilizado para ajudar as pessoas na agricultura, que ainda é uma das principais atividades desenvolvidas ao longo do rio. As pessoas que vivem às suas margens também se ocupam com a mineração e o turismo. Uma atração que leva muitos visitantes para a área é o Parque Nacional Big Bend, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

História

Índios americanos viveram às margens do rio Grande durante milhares de anos. Exploradores espanhóis chegaram à área no século XVI. A Espanha e, mais tarde, o México controlaram toda a terra em torno do rio até o século XIX, quando os Estados Unidos reivindicaram parte dela. Esse foi o motivo para a Guerra do México, entre México e Estados Unidos. Quando a guerra terminou, em 1848, os dois países assinaram um acordo pelo qual o rio Grande, no trecho sul, passou a ser a fronteira entre eles.

Recentemente, o uso da água do rio para irrigação causou problemas ambientais na região. A água drenada é tanta que, quando o rio chega ao trecho sul de seu curso, resta uma quantidade muito pequena. Outro problema é que os produtos químicos usados pelos agricultores poluem as águas, tornando-as impróprias para consumo e prejudicando as pessoas que as utilizam.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.