Muitos animais, incluindo os seres humanos, dormem. Quando as pessoas dormem, os olhos se fecham, os músculos relaxam e o corpo geralmente está deitado. Dormir o suficiente é um requisito importante para ter saúde.

Os cientistas não sabem exatamente a razão pela qual as pessoas e outros animais dormem. Alguns acham que o sono é uma maneira de os animais pouparem energia, porque o corpo gasta menos energia quando está dormindo do que quando está desperto. Outros cientistas pensam que o sono permite ao corpo e à mente descansar e se recuperar das atividades do dia. As pessoas que não dormem o suficiente podem ter problemas de memória e de concentração.

As pessoas precisam de quantidades diferentes de sono em fases diferentes da vida. Um bebê recém-nascido pode dormir até dezesseis horas por dia, tirando sonecas, ou cochilos, frequentes. Uma criança de 2 anos de idade geralmente tira sonecas durante o dia e dorme por um período mais longo à noite. À medida que as crianças crescem e atingem a adolescência e a idade adulta, geralmente deixam de tirar sonecas regulares e passam a dormir por um período único e longo, à noite. O tempo médio de sono de um adulto varia entre seis e nove horas por noite. As pessoas idosas costumam tirar várias sonecas durante o dia e dormir poucas horas à noite.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.