
A tâmia é um roedor da família dos esquilos. Ela parece esquilo, mas é menor. Além disso, tem listras nas costas, coisa que os esquilos não têm.
Existem 25 espécies de tâmias. Todas vivem na América do Norte, com exceção da tâmia-asiática, que é encontrada no nordeste da Ásia e no leste da Europa. Tâmias vivem em muitos tipos de ambiente, como florestas, montanhas e planícies.
Todas as tâmias têm tamanho pequeno: as da América do Norte medem entre 14 e 19 centímetros de comprimento. O rabo peludo mede mais que a metade de seu corpo. Elas pesam apenas entre 71 e 142 gramas. As tâmias-asiáticas são ainda menores.
A tâmia é um animal de diferentes cores e listras. A tâmia-asiática é marrom-avermelhada, com cinco listras escuras nas costas. Entre as listras escuras há duas marrons e duas brancas. A tâmia-americana é cinza e tem cinco listras escuras e quatro claras.
As tâmias costumam ser boas escaladoras e nadadoras. Comem nozes, sementes, frutas selvagens e bagas. Suas bochechas são bolsas elásticas em que armazenam alimentos para levar para a toca.
Cada tâmia tem sua própria toca ou buraco, com pelo menos dois cômodos: um serve para estocar os alimentos; o outro é um ninho de folhas. Elas dormem durante a maior parte do inverno.