O trator é um veículo potente, de baixa velocidade, dotado de mecânica e motor similares aos de automóveis ou caminhões, mas projetado para ser usado fora da estrada, em terrenos irregulares. Tratores são empregados na agricultura e na construção de prédios, estradas e outras estruturas. Eles podem desempenhar várias funções, como a de colheitadeira, de máquina escavadeira, de máquina raspadora e de máquina de perfuração.

Os dois tipos principais de trator são o de rodas e o de esteira (também conhecido como lagarta). Ambos os tipos costumam ter uma cabine, dentro da qual fica a pessoa que opera e conduz o veículo. Os tratores de esteira têm duas correias, uma de cada lado. As correias são formadas por placas ou chapas articuladas e ficam presas em torno das rodas. Esses tratores possuem maior capacidade de tração e fazem menos pressão no solo do que os tratores de rodas. Eles também podem ser usados em pisos lamacentos ou escorregadios em que os tratores de rodas não funcionariam.

Os tratores de um só eixo, ou motocultivadores, são pequenos tratores dotados de apenas um par de rodas e sem cabine. O operador dirige esse tipo de trator a pé, por meio de um guidão. O motor é montado na parte da frente, e os implementos, na parte de trás da máquina. Dentre os implementos que podem ser usados estão arados, enxadas, máquinas de semeadura, irrigadores, cortadores de grama e carretas.

Os primeiros tratores originaram-se das máquinas a vapor usadas para puxar arados no final do século XIX. John Froehlich, um ferreiro de Iowa, nos Estados Unidos, construiu o primeiro trator agrícola acionado por um motor a gasolina em 1892. A mecanização do trabalho na agricultura, com o uso de tratores para arar e cultivar a terra, representou um avanço enorme na produção de alimentos, pois facilitou a expansão das áreas de cultivo.

Durante a Primeira Guerra Mundial o trator inspirou a construção dos tanques de guerra usados pela Inglaterra e pela França. Até 1932, quando ainda não havia pneus de borracha de grandes dimensões, as rodas dos tratores eram feitas inteiramente de aço, com dentes que penetravam na terra e aumentavam a tração.

Atualmente, muitos tratores contam com características como sistema de GPS, controles computadorizados, ar-condicionado, cinto de segurança e cabine reforçada para proteger o operador em caso de capotagem.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.