O triatlo é uma prova de resistência que envolve natação, ciclismo e corrida. O esporte desenvolveu-se na década de 1970, nos Estados Unidos, durante um período de grande interesse por corridas de longa distância e condicionamento físico. Triatlos podem variar em comprimento, mas todos seguem a mesma ordem: primeiro a natação, em seguida o ciclismo e por último a corrida.

Foi em San Diego, na Califórnia, que aconteceu a primeira prova de triatlo. Os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan organizaram uma competição que envolvia as três atividades que vieram a se tornar características do esporte. O evento aconteceu em 25 de setembro de 1974 e contou com 46 participantes.

Quatro anos mais tarde surgiu o Ironman, a competição que tornou o triatlo conhecido mundialmente. O Ironman foi criado no Havaí por John Collins, um oficial da Marinha norte-americana, e sua esposa, Judy (ambos haviam competido no primeiro triatlo de San Diego, ela terminando em 30° lugar, e ele, em 35°). Apenas 15 pessoas participaram do primeiro Ironman, mas a prova rapidamente ganhou atenção internacional e acabou se tornando a mais importante do triatlo. Hoje o Ironman é realizado em diversos países, inclusive no Brasil.

A primeira competição olímpica de triatlo aconteceu em 2000, nas Olimpíadas de Sydney, Austrália. A prova das Olimpíadas consiste de 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de pedalada e 10 quilômetros de corrida. Os homens mais bem colocados normalmente a concluem em cerca de 1 hora e 50 minutos; as mulheres, em pouco mais de 2 horas.

O órgão internacional que regula o triatlo é a ITU (sigla em inglês para União Internacional do Triatlo). A ITU realiza um campeonato anual, com provas que têm as mesmas distâncias da competição olímpica. Versões mais curtas, chamadas de Sprint, envolvem 1 quilômetro de natação, até 25 quilômetros de pedalada e até 5 quilômetros de corrida; competições mais longas incluem de 2 a 4 quilômetros de natação, de 50 a 100 quilômetros de pedalada e de 10 a 30 quilômetros de corrida. Existem também versões extremas, não oficiais, que testam os limites da resistência humana. Em 1998, em Monterey, no México, foi realizado um evento 20 vezes mais longo que o Ironman. O lituano Vidmantas Urbonas foi o vencedor, terminando a competição em cerca de 438 horas.

O triatlo chegou ao Brasil em 1981, mas a primeira competição oficial só ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro. O órgão nacional que regula o esporte é a CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon). Nomes de destaque entre os triatletas brasileiros incluem Fernanda Keller, Reinaldo Colucci e Ariane Monticeli.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.