Levar uma vida saudável significa fazer escolhas que resultem em um corpo e em uma mente saudáveis. Ser saudável significa não estar doente. Para levar uma vida saudável, geralmente as pessoas se alimentam bem e praticam exercícios.

Para funcionar corretamente, o corpo precisa de nutrientes. Os nutrientes são encontrados na comida, em forma de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas e água. Boas fontes de nutrientes incluem alimentos como frutas, hortaliças e grãos integrais. Uma alimentação que não inclua comidas saudáveis o suficiente, ou que inclua muitas comidas não saudáveis, pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e pressão alta.

Praticar exercícios ajuda na saúde do corpo, pois o mantém ativo. A atividade física fortalece o coração e outros músculos, além de ajudar os sistemas do corpo a funcionar bem.

A maioria dos países tem programas de saúde pública que orientam as pessoas a levar uma vida saudável. Esses programas enfatizam a alimentação nutritiva, a vacinação e a prática de exercícios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) é um órgão internacional que promove hábitos saudáveis no mundo todo. A OMS também se dedica a prevenir e combater doenças.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.